Principais atendimentos
A cirurgia animal evoluiu muito nos últimos anos e não permite mais erros grotescos, como falhas no controle da dor no trans e pós-operatório – ou seja, não é mais possível operarmos sem a presença de um anestesiologista com drogas anestésicas e analgésicas de alta performance e com equipamentos de ponta que monitoram e resgatam a vida com a mesma característica. Atualmente, a medicina veterinária conta com profissionais cirurgiões habilitados em escolas de excelência e com acesso a equipamentos e materiais cirúrgicos que garantem suas técnicas operatórias. Assim, a segurança do nosso paciente, o carinho e o sucesso do nosso procedimento é uma linha paralela à ética de um bom cirurgião veterinário.
O Dr. Eros, sabendo da importância de todo esse conhecimento e do cuidado que os animais merecem, se tornou um especialista em cirurgias e está em constante aperfeiçoamento de suas técnicas. Sua especialização visa tratar de diversas enfermidades nas diferentes espécies, como:
ENTERECTOMIA E GASTROTOMIA
As intervenções cirúrgicas no estômago e intestino são sempre delicadas e necessitam de amplo conhecimento anatômico e uso de biomatérias adequadas e de qualidade, pois as sequelas podem comprometer a vida do pet. Estas operações são para tratamentos de tumores, retiradas de corpos estranhos e biópsias. Todos os cães e gatos estão expostos a riscos de comprometimentos intestinais, porém os pacientes mais frequentes são os jovens.
ESPLENECTOMIA
É a retirada do baço por diversos motivos, porém, a maioria das vezes por tumores benignos. O baço é uma víscera extremamente vascularizada e frágil à pressão mecânica. Ou seja, sempre que sejam diagnosticados nódulos ou outras formações no baço, a cirurgia é indicada ao paciente. A estrutura hospitalar e disposição de sangue e hemoderivados são muito importantes para segurança desta cirurgia.
URETROSTOMIA PERINEAL FELINA
Técnica utilizada para o tratamento cirúrgico da obstrução urinária nos gatos machos, segunda doença mais comum do trato urinário inferior dos felinos. A técnica cirúrgica é minimalista, complexa e com excelentes resultados quando bem executada. Exige-se muita habilidade e experiência do cirurgião e além da capacitação técnica, exige-se material cirúrgico e instrumental de qualidade para selar o sucesso da cirurgia.
SHUNT POTOSSISTÊMICO
O Shunt Portossistêmico é uma anomalia vascular nem tanto rara no cotidiano dos veterinários, porém de difícil diagnóstico. Ela também é conhecida pelo nome de Desvios Portossistêmicos e ocorre em decorrência do desvio parcial do fluxo sanguíneo, impedindo que ele chegue na totalidade ao fígado. Com uma taxa de 90% de sucesso, até hoje o Dr. Eros realizou mais de 213 cirurgias, em pacientes de vários estados.
HÉRNIAS
As hérnias são caracterizadas pela passagem de vísceras ou estruturas abdominais ou torácicas por espaços naturais (anel inguinal, umbigo), bem como por defeitos ou falhas na parede abdominal ou torácica, que podem ser resultantes de traumas como atropelamentos, brigas, quedas e até de outras cirurgias. Sempre terão indicação de tratamento cirúrgico e as técnicas utilizadas são fundamentais para que não reincidam.
SACULECTOMIA
Retirada das glândulas anais, que estão ao lado do ânus e que produzem uma secreção fétida característica. Muitas vezes estas glândulas inflamam ou infeccionam, causando muita dor e um cheiro rançoso clássico. A presença de massas ou a reincidência das inflamações são indicações sintomáticas para a retirada destas glândulas. As doenças que envolvem estas glândulas causam dor ao pet e sempre é válido a observação e avaliação clínica.
ESTERILIZAÇÕES (CASTRAÇÃO)
A castração de cães e gatos sempre trará benefícios, pois previne o câncer da mama, próstata e controle de natalidade. Realizado nas fêmeas, antes do primeiro cio, auxilia na prevenção do câncer da mama, porém a qualquer momento da vida traz benefícios. Cirurgia de média complexidade porém, quando realizada com falhas pode representar danos à saúde dos pets. Um procedimento realizado em um centro cirúrgico seguro, é sinônimo de saúde e bem-estar.
Com tantas enfermidades que podem acometer os animais e sabendo eu cada uma possui um tratamento diferenciado, não se pode deixar o pet sem cuidados, seja ele um cão, gato, cavalo… O Dr. Eros pode oferecer todos os cuidados que o paciente precisa e devolver a ele uma boa qualidade de vida!
Cirurgias e Especialidades
SHUNT POTOSSISTÊMICO
O Shunt Portossistêmico é uma anomalia vascular nem tanto rara no cotidiano dos veterinários, porém de difícil diagnóstico. Ela também é conhecida pelo nome de Desvios Portossistêmicos e ocorre em decorrência do desvio parcial do fluxo sanguíneo, impedindo que ele chegue na totalidade ao fígado. Com uma taxa de 90% de sucesso, até hoje o Dr. Eros realizou mais de 213 cirurgias, em pacientes de vários estados.
COLECISTECTOMIA
A colecistectomia é retirada da vesícula biliar quando acometida por patologias que levam a obstrução, infecção e inflamação recorrente(colecistite), que afeta cães e gatos. A coledocotomia é a desobstrução do dueto biliar bem como a reconstituição do seu fluxo.
DOENÇAS HEPÁTICAS
As doenças hepáticas afetam o fígado de cães e gatos, sendo uma entre as 5 doenças que mais levam os cães a óbito. Os sinais costumam passar desapercebidos e muitas vezes por conta disso o diagnóstico é realizado somente quando a doença já está em estágio avançado. Exames de rotina e biópsias são bem vindas sempre!
SÍNDROME BRAQUIOCEFÁLICA
Essa síndrome afeta cães como o PUG e Bulldog’s, que são afetados pela sua característica anatômica, com focinho curto, narinas mais fechadas e ronquidão pelo seu palato mole longo. Essa síndrome afeta a qualidade de vida desses pacientes tanto pela dificuldade respiratória, aumento da temperatura corporal e comprometimento da saúde digestiva.
REFLUXO GASTROESOFÁGICO
Entre as doenças do esôfago como o megaesôfago, esofagite, distúrbios da válvula, temos o refluxo, o qual pode estar relacionado às doenças inflamatórias, à incompetência valvar e às hérnias do hiato.
Conheça algumas doenças e esteja atento ao seu pet.
ESTÔMAGO: Os vômitos são queixas comuns dos tutores e representam muitas coisas, desde uma gastrite, até as anomalias das válvulas gástricas e tumores. Somos especializados em tratamentos gástricos clínicos e cirúrgicos.
PÂNCREAS: O pâncreas tem função endócrina na produção de hormônios e exócrina na produção de enzimas digestivas. As disfunções que envolvem a função exócrina e as doenças cirúrgicas do pâncreas fazem parte da rotina gastroenterológica, onde serão ofertadas as melhores opções de tratamentos.
INTESTINO: As doenças do intestino compões grande parte da nossa rotina e envolvem os quadros crônicos de diarreia, torções do intestino, tumores e as doenças inflamatórias intestinais. As cirurgias, biópsias e opções avançadas de diagnóstico e tratamento são nosso foco na gastroenterologia clínica e cirúrgica.
PERIANAIS: As infecção e inflamação das glândulas perianais trazem extremos desconforto ao paciente e devem ser tratadas pelo gastroenterologista, pois decisões como cirurgia ou tratamento clinico são importantes para garantir o bem-estar do paciente. As hérnias perianais também fazem parte deste conjunto de afecções que o Gastro pode tratar de forma eficiente.